• Liliana Curra

Acidentes infantis, como evitá-los



Você sabia que os acidentes são a principal causa de morte de crianças na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil?


Dados do Ministério da Saúde informam que cerca de 3,7 mil crianças brasileiras morrem por ano vítimas de acidentes e, em média, 113 mil são hospitalizadas só na rede pública de saúde por esse motivo, representando uma séria questão de saúde pública no país.


Dentro dessas estatísticas os maiores casos foram de queimaduras, quedas, sufocamentos, intoxicações, afogamentos, choques elétricos,...Que geralmente ocorrem no próprio ambiente doméstico, no conforto do lar.


A boa notícia é que, segundo estudos da Safe Kids Wordwide, 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção e adequação de ambientes. Ao que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) corrobora, afirmando que, do ponto de vi


sta médico, os acidentes resultam menos da atividade intensa das crianças e mais da falta de medidas de proteção por parte dos adultos.


Qual o primeiro passo?


Para mudar esta realidade é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com os bebês e as crianças. Entender que as crianças, com seus corpos frágeis e em desenvolvimento e sem a habilidade de reconhecer os perigos, são muito suscetíveis a ocorrência de acidentes, e que o olhar atento dos pais e responsáveis é fundamental para a segurança dos pequenos.


Para ajudar os pais a reconhecer os perigosos existentes no ambiente doméstico a Hug Kids criou um Guia Prático de Prevenção. Nele estão relacionados alguns riscos existentes nos principais ambientes residenciais, bem como dicas simples de preveni-los.


E tão importante quanto as medidas preventivas é o diálogo com os pequenos. Afinal, não podemos ter controle total sobre todos os riscos aos quais nossos filhos são expostos, então explicar os perigos de algumas situações e as atitudes que devem ser evitadas é de extrema importância para a segurança das nossas crianças.





36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo