• Liliana Curra

Como o estímulo sensorial pode auxiliar na segurança do seu filho

Atualizado: 13 de Jun de 2019


O mundo é um encantamento de cores, texturas, cheiros, sabores e sons, elementos que estimulam os nossos sentidos. A aprendizagem através da experiência sensorial preconiza que a criança explore o ambiente pelo do uso da visão, tato, olfato, paladar e audição, de forma a potencializar as sinapses entre os neurônios.


Mas como assim?


É na primeira infância que o cérebro faz a maior parte de suas conexões, criando uma rede de ligações. Quanto mais complexa for essa rede, maior a capacidade do cérebro em criar novos caminhos para solução de problemas, ou seja, o indivíduo aumenta sua capacidade cognitiva, de criação e inovação. Além disso, o estímulo sensorial auxilia no desenvolvimento da linguagem e das habilidades motoras, que dependem das interações que a criança faz com o mundo ao seu redor.


Assim, quanto melhor for a percepção da criança sobre o seu corpo e o ambiente, mais facilmente ela consegue perceber situações de perigo e responder adequadamente a elas.

Um exemplo de acidente que o estímulo sensorial pode prevenir que ocorra são as quedas. Bastante comuns na infância, as quedas são a principal causa de internação hospitalar entre crianças do zero aos 14 anos. Sendo que, em crianças pequenas, uma das causas de sua ocorrência frequente é a falta de coordenação motora. Então, estimular o desenvolvimento da habilidade motora, é bastante importante.


Uma das formas de estimular o desenvolvimento sensorial do seu filho é através da confecção do BAMBOLÊ SENSORIAL. Assista o vídeo passo-a-passo abaixo e veja como produzir um bambolê.



IMPORTANTE: Lembramos que é muito provável que seu filho coloque na boca todos os objetos do brinquedo criado, portanto evite o uso de materiais pequenos e que possam se desprender, como: contas, plumas, pompons, e fitas e cordas maiores de 15cm, que podem causar estrangulamento. Na internet você encontrará muita referência, porém a maioria dos vídeos contêm materiais inadequados para a segurança da criança.


Lembre-se: use a sua criatividade e estimule a da sua criança!

22 visualizações
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
WhatsApp-icone-pequeno peb.png

QUEM SOMOS

A Hug Kids é uma startup com o objetivo de criar e desenvolver produtos inovadores para auxiliar a reduzir os graves números envolvendo acidentes com crianças de 0 a 14 anos, que é a principal causa de morte no Brasil e o no mundo.

APRENDA MAIS SOBRE COMO EVITAR ACIDENTES

Assine nossa newsletter e receba dicas de como prevenir acidentes

Hug Kids é uma marca da Fato Comércio de Artigos para Casa Ltda. - CNPJ 30.396.341/0001-99

R. Clemente Pinto, 346/1103, Fião, CEP. 93020-620, São Leopoldo, RS, Brasil.

* Os produtos comercializados neste site tem prazo de entrega estimado de 7 a 15 dias, sempre dependendo das condições operacionais dos Correios.

0