Liliana
Férias de Julho: redobre os cuidados em casa
Durante o período das férias escolares, o número de acidentes domésticos com criança aumenta em média 25%. Nas férias de inverno então, onde muitas vezes as crianças ficam confinadas dentro de casa devido ao clima frio, especialmente no sul do Brasil, o risco é ainda maior.

Na estação mais fria do ano, as queimaduras são a ocorrência mais frequente nos prontos socorros. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2017, 20.864 crianças foram internadas devido a estes acidentes. As vítimas mais frequentes são as crianças de até quatro anos de idade, que devido a pele mais fina, se queimam a temperaturas mais baixas e mais rapidamente.
Entre as lesões mais comuns destes acidentes destacam-se dois tipos: por escaldo, provocada por líquidos quentes, e térmica, causada pelo contato direto com objetos quentes. Ou seja, muito do que torna o inverno mais gostoso, pode ser um risco potencial para seu filho: lareira, fogões à lenha, aquecedores de ambiente, sopas, líquidos quentes... Para fugir das armadilhas, siga estas dicas:
Não deixe a criança se aproximar do fogão durante a cocção de alimentos. Lembre-se que o forno do fogão também oferece risco de queimadura se ligado;
Opte por utilizar as bocas da parte de trás do fogão, e sempre mantenha o cabo das panelas voltado para dentro;
Evite toalhas de mesa, pois as crianças podem puxá-las e derrubar alimentos e líquidos quentes sobre si;
Evite utilizar álcool para acender o fogo, grande número de acidentes ocorre pelo excesso do seu uso;
Jamais deixe a criança próxima da lareira, churrasqueira e qualquer outra fonte de fogo, especialmente no momento de iniciar a combustão;
Sempre verifique a temperatura do banho da criança;
Mantenha os aquecedores portáteis longe do alcance das crianças.
Siga as dicas acima para tornar a sua casa mais segura para o seu filho e aproveite as férias para desfrutar de um tempo agradável em família. Afinal, nada pode dar mais segurança ao seu filho que o olhar e atenção que você dedica a ele.